Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos, é o começo da realidade. (Miguel de Cervantes).
Essa frase está na música "Prelúdio" de Raul Seixas que por sua vez diz: Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas o sonho que se sonha junto é realidade.
Um dia, no grupo de WhatsApp da família, meu irmão, que também se chama Miguel, apresentou a terceira versão, já que Raul Seixas trouxe a segunda. A versão do meu irmão dizia: "Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas o sonho que se sonha junto é... só um sonho mesmo. Porque quem quer realizar para de dormir". Rimos com isso e até concordamos que há pessoas sonhando muito e fazendo nada. Quem vive sonhando acordado não passa de um devaneador.
Depois eu mesmo apresentei a minha versão: "Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas o sonho que se sonha junto pode ser uma tremenda de uma confusão". Se você sonhar junto com a pessoa errada, a realidade pode ser uma grande decepção. É que tem pessoas que falam demais, acabam atrapalhando seu sono e você pode parar de sonhar. Há outras pessoas que vão querer encher de decoração na tua fantasia. Um vaso de flor aqui, uma outra floreira ali, e por aí vai. Parece aquela casa onde um quer aproveitar o espaço de um jeito, ou outro quer dar outra destinação ao mesmo ambiente. Então, dividir o sonho com outras pessoas pode ser perigoso. Se vocês não têm os mesmos propósitos, um dos dois acaba deslocado desse sonho. Enquanto o sonhador fica impedido de transitar na própria fantasia, a outra pessoa se adona do sonho todo e enche de coisas a seu gosto.
Mas, voltando à versão do meu irmão. Há pessoas que esperam que os outros entrem nos seus sonhos e façam o que elas não estão muito dispostas a fazer. Amam a cama, gostam de pegar no sono, sonhar, e depois contar esse sonho e te convidar para entrar nele. O problema é que se você entra sem que o sonhador tenha se comprometido com a própria causa, você poderá ser responsabilizado pela decepção do devaneador, ainda que você não seja o causador da frustração. Ela esperou que você fizesse tudo.
Qualquer realização exige planejamento e esforço. Em Lucas 14.28 Jesus diz: "Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la"? Os recursos aqui referidos podem ser os de natureza material, ou questão de ânimo para levar a cabo os próprios propósitos.
Sonhar é muito bom, compartilhar pode ser a diferença entre a realização e os planos. Mas trabalhar a favor da realização dos seu sonhos é a certeza de que algo vai acontecer de verdade. O que torna o sonho realidade não é o mero fazer, mas é trazer à existência concreta. E para isso, a pessoa precisa ser aplicada, e jamais confundir sonho com delírio, desvario.
Então pare de dormir e vá trabalhar. Senão, nada acontece.
Obrigado pelo texto!
ResponderExcluirAbraço!
Boa noite José Roberto.
ResponderExcluirGrato pela visita ao blog. Me sinto honrado.
Abraço.