Pular para o conteúdo principal

Sim, Deus pode perdoar

 Por Sergio Aparecido Alfonso

1º João 1. 8-10. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e sua palavra não está em nós.

Há muitas pessoas que acreditam ser os juízes da sinceridade alheia, e pior ainda, acham que podem limitar o poder e o amor de Deus. Conheço vários casos de pessoas que levavam vidas pouco aprovadas, para não dizer muito reprováveis, diante de Deus e dos homens. Mas em determinado momento, entenderam que deveriam mudar sua forma de viver. Os desregramentos já não satisfaziam, por isso, resolveram dar novo rumo à própria vida.

Essas pessoas passaram a acreditar na salvação em o nome de Jesus, e fizeram de forma prática o que Paulo orienta em Romanos 10.9,10, confessando com suas bocas que Jesus é o Senhor e crendo em seus corações que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Por isso, essas pessoas foram salvas. Elas depositaram a sua confiança em Jesus e em seu sacrifício remidor. 

Mas infelizmente, passaram a conviver com a desconfiança de outras pessoas. Ouvem ou são alvos de críticas como: Até ontem era um bêbado, agora diz que se converteu e vive como se nunca tivesse feito nada de errado; Passou a vida no mundo do crime, agora vem com essa história de convertido; Até ontem saía com todo mundo, agora, diz que se converteu e se porta como se fosse uma santa. E assim, muitas outras maledicências são proferidas contras as pessoas que se converteram. Palavras essas sempre tentando desqualificar a conversão, bem como, pôr em dúvida a sinceridade dos convertidos.

É verdade que algumas pessoas não dão frutos de verdadeiros cristãos; seu comportamento não dá mostras de que realmente houve uma transformação de vida. Mas daí a acomodar na vala comum todos os convertidos, é querer ser mais justo que Deus. E é aqui que se detecta o problema do crítico. Ele não tem coragem de confessar seus pecados, e ao mesmo tempo não tem fé suficiente para acreditar na salvação. O apóstolo Paulo afirma em Romanos 10.17, que "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". É o que o crítico precisa: ouvir a palavra de Deus. 

Quem vem a dar crédito à palavra do Senhor Deus, vai ter a sua vida transformada porque vai chegar a ter fé, e a fé por sua vez vai produzir a salvação, que é uma graça que não vem de nós, mas é dom de Deus (Ef. 2.8). Não é por nossa capacidade de sermos santos antes de sermos agraciados, pois, não podemos realizar nenhum tipo de obra para sermos salvos (Ef. 2.9), por isso não podemos nos gloriar de termos alcançado a salvação. Mas também não se deve menosprezar aqueles que depositaram sua fé em Jesus, pois ele é fiel para cumprir sua palavra.

Só quem acredita na palavra de Deus, ou seja, na Bíblia, vai conhecer o seu estado de necessidade de arrependimento, e por isso vai tomar uma atitude. Quando a pessoa entra em contato com o que a Bíblia diz a seu respeito, ela será tocada pelo Espírito Santo, que a convencerá do pecado, do juízo e da justiça e a conduzirá à verdade (João 16.8 e 13). Mas os hipócritas, via de regra, são teimosos e não dão o "braço a torcer", ou seja, não se rendem à capacidade perdoadora de Deus por meio de seu Filho Jesus.

Esses críticos são como Caim. A história desse mau patriarca está em Gên. 4. A Bíblia diz que ele e seu irmão mais novo, Abel, ofereceram sacrifícios a Deus, mas o dele foi reprovado e o de Abel aceito. Por isso, a inveja o fez matar a seu irmão. Deus, o chama à atenção por causa desse episódio, e ele diz em Gên. 4.13 que sua maldade era maior do que a que pode ser perdoada. Ou seja, ele tinha consciência de seu erro, mas em vez de pedir perdão a Deus, ele preferiu desqualificar o amor do Pai celestial, e saiu então, errante pelo mundo (Gên.4 12, 14-16).

Muita gente está assim. Em vez de oferecer a sua vida como sacrifício a Deus e ser aceito por ele, buscam matar espiritualmente, tentando desestimular aqueles que deram a sua vida a Jesus. Na verdade, a sua hipocrisia fala ao seu coração que eles não podem ser perdoados, por isso, sentem ciúmes e inveja de quem foi salvo. Mas você, não. Aproveite o hoje para entregar a sua vida a Cristo Jesus. Só nele há salvação. Não somos naturalmente santos, pelo contrário, somos naturalmente pecadores, todos nós, e por isso, estamos sem a investidura da glória de Deus (Romanos 3.23). Mas lembre-se de uma coisa: ..."Deus amou o mundo de tal maneira, que Deus o seu único Filho, para que todo aquele nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). 

Portanto, há esperança para todos, inclusive para os críticos. Mas você que já se converteu não pode se desestimular por causa de terceiros. Seja como Paulo, que firmou a sua confiança em Cristo, que foi o guardador de seu depósito até o dia final (2ºTim 1.12). Seja firme, e entregue a sua vida a Jesus. De resto, não se deixe abalar, confie sempre no Senhor, o teu Salvador.

Comentários

  1. Lendo e analisando, descubro que esse texto vem em um momento oportuno. Com tantos acontecimentos mudando a história da humanidade, precisamos parar e nos renovarmos perante ao Rei dos reis, também alertar aos que não conhecem a maravilhosa graça do perdão... O momento tem nos dado oportunidades para que sejamos influenciadores, e, com nossas vidas e testemunhos mostrarmos ao mundo que a única solução é Jesus Cristo. Belo texto amado irmão, que Deus o abençoe grandemente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015