Pular para o conteúdo principal

Ceia não é brincadeira





















Dia desses estávamos – minha esposa e eu – na igreja, e era dia de celebração da Ceia do Senhor. De repente uma coisa nos chamou a atenção e causou estranheza, sobretudo pelo fato de estarmos num templo da Primeira Igreja Batista. É que a denominação é conhecida por velar pela correta interpretação da Bíblia, principalmente por simplificar as coisas e vigiar para a não contaminação por meio da heresia.
Pois bem, aos fatos. No momento de distribuir os elementos da Ceia o pastor mandou que chamassem para o templo as crianças de até sete anos que estavam em ambiente adequado, com linguajar adequado para realização de culto para a idade. Ele queria que elas participassem do evento, e assim foi.
Mandou que fossem distribuídas uvas in natura para as crianças, a fim de que elas também tomassem de forma simbólica o memorial. E é aqui que reside o problema. A Ceia trata de alguns aspectos para os quais a consciência é imprescindível para habilitar a pessoa a participar do ato recebendo o pão e o suco de uva (substituto do vinho).
Terminado o culto, fomos para casa. No outro dia, ainda estávamos atônitos com os acontecimentos, e minha esposa me pediu que escrevesse algo sobre a Ceia do Senhor, seu significado, sua função e quem de fato pode participar. Fazendo uma leitura do material que tenho em casa, busquei algumas fontes para escrever uma pequena nota. E é exatamente o que expresso neste texto com alguns acréscimos e alterações em relação à nota original. E nestas rápidas palavras não se pretende esgotar o assunto. Até porque seria necessário um livro de no mínimo 100 páginas para tratar do tema. Pretende-se aqui, expor de forma bem objetiva esse assunto tão delicado e ao mesmo tempo distorcido.
As igrejas evangélicas celebram a Ceia do Senhor com base no texto de 1º Cor. 11. 23 – 34, e, se voltarmos um pouquinho, veremos que em 1º Cor 10.16 a Ceia é chamada de comunhão. Por isso, é de costume que ao servi-la adverte-se que somente os que estão em comunhão com Deus e com sua igreja é que podem participar. Também por óbvio, a pessoa deve estar presente na igreja. Pois, se bem observarmos o versículo 20 de 1º Cor 11 diz que as pessoas se reuniam para a celebração da ceia, em que pese nessa ocasião Paulo advertiu os coríntios devido a falta de comunhão verdadeira. Significa dizer que independentemente da denominação, o partícipe será aceito na mesa se estiver batizado, em pleno exercício de membresia na sua igreja, disciplinarmente correto, fraternalmente de bem com todos e mormente com a consciência limpa diante de Deus. Em função disso, não tem fundamento nem necessidade de se levar a Ceia para alguém que está no hospital internado ou em casa em período de convalescença. Ceia é um evento da igreja enquanto corpo reunido.
A prática evangélica é que somente podem atender os quesitos acima as pessoas que possuem capacidade de consciência. Claro, não se deve confundir habilitar-se para a Ceia com ser salvo. Em que pese, aquele que não está salvo, se participar do memorial o fará com danos pessoais, as pessoas que não possuem faculdade mental plena, certamente serão salvas – ao menos creio nisso. As pessoas por sua vez, se não possuírem plenitude mental não cometem seus erros de forma consciente. Por esse motivo nas igrejas evangélicas, eu prefiro protestante, as crianças não são batizadas, já que não possuem tal consciência. Não precisam de batismo para sepultar o seu eu, pois, elas ainda não estão contaminadas com o próprio ego. E é por questão de ego que as pessoas cometem pecados. Em relação a Ceia, com base no Comentário Bíblico Expositivo de Warren Wiersbe apresenta-se a seguinte explanação:
A Ceia tem em primeiro lugar o objetivo de nos levar ao passado “… fazei isto em memória de mim”. (vv. 23 – 26 a). Serve, portanto, para nos fazer recordar da morte de Jesus. Enquanto nós preferimos cicatrizar a dor da perda de um ente querido, Cristo prefere que sua morte seja lembrada a fim de que não percamos de vista o motivo. Devemos sempre ter em mente que ele morreu por nós para nos salvar. Que eramos perdidos, e fomos achados, que por nós mesmos a nossa situação não teria solução. Que mesmo em meio a um ato de traição de um de seus seguidores mais próximos, Jesus manteve o cumprimento de sua missão. Em memória de Jesus vai muito além de se lembrar de um amado que se foi e agora o mantemos em uma fotografia ou em um monumento. Memorizar Jesus é se lembrar de sua Vida, Obra e Graça.
A Ceia também nos remete ao futuro (v 26 b – “...até que ele venha”.) Essa passagem serve para manter viva a nossa esperança de um dia nos encontrarmos com ele. O mesmo Jesus que deu sua vida por nós, é o que voltará para buscar os que o agradam, recebendo o seu sacrifício salvífico. É Aquele que por meio de seu ato nos deu a abertura de Sua casa e família, das quais passamos a fazer parte ao aceitar que é por meio de Seu sacrifício que obtemos salvação. A celebração da Ceia é o estímulo que temos para não desistir. Celebramos até que ele venha. Assim se um esmorecer o outro o ajuda. É no momento da celebração que nos lembramos do amor fraternal e da nossa futura vida eterna na prática.
A ceia também nos mantém no presente, à vista disso, (vv. 27, 28) no momento da celebração somos orientados a nos julgar a nos mesmos. Ou seja, a nossa vida atualmente diz muito sobre o respeito que temos pelo ato sacrificial de Jesus. O menor erro deve ser corrigido antes de seguir em frente na participação da comunhão. É o momento que temos para pensar em nossa conduta, nossos atos, nossos pensamentos. A oportunidade de honrar a Deus de verdade com o verdadeiro testemunho é agora, já. Para isso, nada que macule a nossa vida pode ser deixado para depois.
Por fim, (v 29) a Ceia nos leva a olhar para os lados. É certo que não devemos julgar os nossos semelhantes visto que cada um dará conta de si mesmo. Porém, olhar para os lados não se resume ao não julgamento de terceiros, mas, observar a consequência das coisas feitas sem discernimento que vão gerar condenação. Discernimento é prerrogativa de quem possui capacidade cognitiva, ou seja, faculdades mentais plenas, de modo a julgar as coisas ao menos de forma maniqueísta, isto é, cima/baixo; esquerda/direita; bom/mau; bem/mal e sobretudo certo/errado.
Para a Convenção Batista Brasileira – CBB, além da pessoa precisar ser batizada pra tomar a ceia,o evento tem todo um cerimonial de reflexão conforme segue a citação:

A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: O pão e o vinho. Nesse memorial o pão representa seu corpo dado por nós no Calvário e o vinho simboliza o seu sangue derramado. A ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a volta de Cristo e sua celebração pressupõe o batismo bíblico e o cuidadoso exame íntimo dos participantes.

Se participamos da Ceia sem entendermos minimamente o significado do corpo de Cristo simbolizado pelo pão, não vamos nos dar conta da seriedade do momento. Não vamos entender a morte do Cordeiro por nós que precisamos de perdão dos nossos pecados. A banalização calcifica a consciência que é a responsável por nos levar a refletir sobre nossas condições e se for necessário pedir perdão por nossas ações, gestos, palavras e atitudes. Crianças não possuem tal cognição, portanto servir ceia para crianças, ainda que seja de faz de conta sem que ela seja sensibilizada do seu significado e função, pelo menos para os batistas é nada menos que profanação. Ceia é um momento solene,  reverente,  respeitoso,  reflexivo e  de contrição;  não é momento de diversão, do verbo divertir, do latim divertire que é desviar-se do que realmente importa, pois, como diz Wiersbe, a Ceia do Senhor não é um monumento em torno do qual caminhamos. Mas, é o corpo do Salvador Vivo.





WIERSBE, Warrem W. Comentário Bíblico Expositivo, volume 5, Novo Testamento 1. 1º Cor. 11. 1ª ed. Geográfica. Santo André. 2007.
BATISTAS. Convenção Batista Brasileira – CBB; Declaração Doutrinária Batista – O Batismo e a Ceia do Senhor. Disponível em http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=15&limitstart=6. Acesso em 16 de dez. 2015.
CRÉDITOS FOTO: http://domboscoangola.org/db/content/pao-e-vinho-0. Acesso em 13 de jan. 2016.


Comentários

  1. Como diz a palavra há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem agindo dessa forma nós digo isso pois na igreja tem esse costume estamos criando futuros enfermos espirituais pois as crianças podem crescer não dando a real importância ao ato da Ceia do Senhor achando que não passa de um ato onde reúne-se para se alimentar(a carne)e não o espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Às vezes observo que o principal objetivo das pessoas ao participar da ceia e dizer aos demais: não sou excluído. A pergunta é: está realmente incluído ou apenas participa da ceia agora para satisfazer um ego?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015