Pular para o conteúdo principal

A Identidade Docente na Formação dos Professores


A Identidade Docente na Formação dos Professores*
Por Sérgio Aparecido Alfonso

A identidade docente provem de uma construção social, ou seja, percebida na sociedade em função de características que vão sendo incorporadas no profissional de forma aprendida ou adotada por inspiração em outrem. Algumas dessas características fazem parte de uma série de fatores interligados, aprendidas dentro de um método teórico, e são formas encontradas para se mostrar, exteriorizar, com respeito à sua postura e suas funções. Outra parte é construída através de suas experiências e práticas. Assim, a identidade do professor pode ser, parte forjada na academia, parte aprendida no execício da profissão.
Na academia o docente aprende a formalidade de sua profissão, na experiência ele se molda e se adapta para a prática da docência. Enquanto na academia o professor aprende as técnicas da docência, a didática para ensinar, na prática do ensino ele desenvolve a sua marca, o seu estilo de ensinar. Nesse sentido, se o professor fosse uma empresa, ele teria um plano estratégico que demonstrasse sua visão. Visão para uma empresa, é a forma como ela quer ser vista, percebida, e assim, se destacar das demais. Na visão se expõe o diferencial.
A necessidade de se construir a identidade docente, desde a formação, serve para que ele, docente, enquanto formando, já pense em como quer ser percebido em sua profissão e função. Além de exteriorizar a percepção, ele vai internalizar a importância de seu mister. Sabendo que a identidade é o conjunto de características que nos individualizam, o professor consciente dessa identidade vai ser mais preocupado com o desenvolvimento da própria carreira.
Um professor cônscio de sua identidade docente, entende a importância da profissão e vai buscar a melhor formação básica, e depois, a melhor formação continuada. Haverá a relação de idêntico, onde o professor e a profissão são semelhantes, de modo que a identidade docente vai sempre zelar pela nobreza da categoria, assim desejos e caprichos mesquinhos não ocuparão lugar no seu desempenho.
A identidade docente vai direcionar o profissional para o respeito à própria profissão, e um compromisso maior no ensinar. A necessidade de se desenvolver identidade profissional do docente pode levar a se pensar em menos corporativismo e mais no compromisso do ensino/aprendizagem.

*CUNHA, Kátia Silva. Desafios da formação continuada no processo de construção da identidade profissional. Revista Lumem. V.18, n.2jl/dez. 2009.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015