A
Identidade Docente na Formação dos Professores*
Por
Sérgio Aparecido Alfonso
A
identidade docente provem de uma construção social, ou seja,
percebida na sociedade em função de características que vão sendo
incorporadas no profissional de forma aprendida ou adotada por
inspiração em outrem. Algumas dessas características fazem parte
de uma série de fatores interligados, aprendidas dentro de um método
teórico, e são formas encontradas para se mostrar, exteriorizar,
com respeito à sua postura e suas funções. Outra parte é
construída através de suas experiências e práticas. Assim, a
identidade do professor pode ser, parte forjada na academia, parte
aprendida no execício da profissão.
Na
academia o docente aprende a formalidade de sua profissão, na
experiência ele se molda e se adapta para a prática da docência.
Enquanto na academia o professor aprende as técnicas da docência, a
didática para ensinar, na prática do ensino ele desenvolve a sua
marca, o seu estilo de ensinar. Nesse sentido, se o professor fosse
uma empresa, ele teria um plano estratégico que demonstrasse sua
visão. Visão para uma empresa, é a forma como ela quer ser vista,
percebida, e assim, se destacar das demais. Na visão se expõe o
diferencial.
A
necessidade de se construir a identidade docente, desde a formação,
serve para que ele, docente, enquanto formando, já pense em como
quer ser percebido em sua profissão e função. Além de
exteriorizar a percepção, ele vai internalizar a importância de
seu mister. Sabendo que a identidade é o conjunto de características
que nos individualizam, o professor consciente dessa identidade vai
ser mais preocupado com o desenvolvimento da própria carreira.
Um
professor cônscio de sua identidade docente, entende a importância
da profissão e vai buscar a melhor formação básica, e depois, a
melhor formação continuada. Haverá a relação de idêntico, onde
o professor e a profissão são semelhantes, de modo que a identidade
docente vai sempre zelar pela nobreza da categoria, assim desejos e
caprichos mesquinhos não ocuparão lugar no seu desempenho.
A
identidade docente vai direcionar o profissional para o respeito à
própria profissão, e um compromisso maior no ensinar. A necessidade
de se desenvolver identidade profissional do docente pode levar a se
pensar em menos corporativismo e mais no compromisso do
ensino/aprendizagem.
*CUNHA,
Kátia Silva. Desafios da formação continuada no processo de
construção da identidade profissional. Revista Lumem. V.18,
n.2jl/dez. 2009.
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