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A sala de aula é um organismo vivo




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O planejamento de modo geral, e o planejamento de ensino não diferentemente, é feito de etapas, fases, passos e escolhas e implica em situações diversificadas (Leal1, 2005). O planejamento contém plano, execução, avaliação, e retroalimentação. O planejamento, incluindo o de ensino, jamais é cabal, pois, precisa ser submetido à avaliação e modificações durante sua vigência.
Ainda, o planejamento de ensino precisa ser feito mediante troca entre os profissionais, bem como incluir o planejamento do aluno (Takada2, 2009), que não planeja seu aprendizado, mas pode se posicionar sobre as intenções dos professores no desenvolvimento do bimestre. Já de acordo com (Costa3, 2010), o planejamento deve levar em conta aspectos, como a diversidade, que não se limita a fatores culturais e de vivência, mas de “...diferentes graus de conhecimento entre alunos sobre determinados conteúdos”… o que leva o planejamento ser modificado muitas vezes no início do ano letivo. Segundo a autora, o mais experiente professor não pode confiar só no domínio do conteúdo, mas deve fazer planejamento.
Assim, para a reflexão desta síntese, quanto à frase “A sala de aula é um organismo vivo”, implica em dizer que o professor, ao fazer o planejamento, deve considerar alguns fatores, dentre os quais, os: culturais, sociais, éticos, e até etário, e também, a velocidade de apreensão de conteúdo por parte dos alunos – para que ninguém se perca no desenvolvimento da disciplina – dentre outros. Em função disso, o planejamento pode ser redirecionado e até redimensionado durante o curso (Leal, 2005).
A autora ainda lembra que se deve pensar também sobre os desafios impostos pela sociedade. Nesse sentido, entendemos que tal qual nos demais níveis do ensino o contexto da comunidade deve ser considerado, no caso do ensino superior, as demandas sociais devem ser pensadas no planejamento de ensino. A educação deve servir tanto para transformar a sociedade, quanto para atender as demandas presentes. Assim, considere-se que o estudante é um ser pensante, contestador e pertence a uma sociedade em busca de inovação e soluções. Carências essas, que muitas vezes são notadas no aluno presente na sala. Portanto, uma sala como organismo vivo deve ser satisfeita em suas contestações e nas suas deficiências. Esse pode ser o papel de um planejamento passível de construção e reavaliação.



LEAL, Renata. Planejamento de ensino: peculiaridade significativas. Disponível em <https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf> Acesso em 15 de out. 2018.

TAKADA, Paula. Planejamento: a engrenagem da boa educação. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/295/planejamento-escolar>.Acesso em 15 de out. 2018.

COSTA, Renata. Planejamento: momento de repensar a escola. Disponível em<https://novaescola.org.br/conteudo/431/planejamento-momento-de-repensar-a-escola>. Acesso em 15 de out. 2018.

Imagem, FONTE: https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+livros+e+pessoas&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=Zt3MgES8uKJXQM%253A%252CO1z3YlxrOxuqTM%252C_&usg=AI4_-kSTfwn_FiZ17qDhBlXHX1DfSmTnnw&sa=X&ved=2ahUKEwjty9uJydfeAhUBHZAKHSf8BQwQ9QEwBHoECAMQDA#imgdii=Nx1I6euc-UFsKM:&imgrc=4cuoCzvgfYMOoM:



Comentários

  1. Mas, ainda temos visto uma total falta de respeito por parte de alguns professores, que pensam tão somente nos seus pontos ideológicos, excluindo o direito dos alunos de se expressarem, fazendo com isso que a sala de aula passe a ser um ser que ainda que tenha vida mas, em estado vegetativo.

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  2. Digo isso não, me referindo somente as questões debatidas principalmente no período eleitoral, mas no todo na aplicação das disciplinas regulares.

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