Pular para o conteúdo principal

A sala de aula é um organismo vivo




Imagem relacionada

O planejamento de modo geral, e o planejamento de ensino não diferentemente, é feito de etapas, fases, passos e escolhas e implica em situações diversificadas (Leal1, 2005). O planejamento contém plano, execução, avaliação, e retroalimentação. O planejamento, incluindo o de ensino, jamais é cabal, pois, precisa ser submetido à avaliação e modificações durante sua vigência.
Ainda, o planejamento de ensino precisa ser feito mediante troca entre os profissionais, bem como incluir o planejamento do aluno (Takada2, 2009), que não planeja seu aprendizado, mas pode se posicionar sobre as intenções dos professores no desenvolvimento do bimestre. Já de acordo com (Costa3, 2010), o planejamento deve levar em conta aspectos, como a diversidade, que não se limita a fatores culturais e de vivência, mas de “...diferentes graus de conhecimento entre alunos sobre determinados conteúdos”… o que leva o planejamento ser modificado muitas vezes no início do ano letivo. Segundo a autora, o mais experiente professor não pode confiar só no domínio do conteúdo, mas deve fazer planejamento.
Assim, para a reflexão desta síntese, quanto à frase “A sala de aula é um organismo vivo”, implica em dizer que o professor, ao fazer o planejamento, deve considerar alguns fatores, dentre os quais, os: culturais, sociais, éticos, e até etário, e também, a velocidade de apreensão de conteúdo por parte dos alunos – para que ninguém se perca no desenvolvimento da disciplina – dentre outros. Em função disso, o planejamento pode ser redirecionado e até redimensionado durante o curso (Leal, 2005).
A autora ainda lembra que se deve pensar também sobre os desafios impostos pela sociedade. Nesse sentido, entendemos que tal qual nos demais níveis do ensino o contexto da comunidade deve ser considerado, no caso do ensino superior, as demandas sociais devem ser pensadas no planejamento de ensino. A educação deve servir tanto para transformar a sociedade, quanto para atender as demandas presentes. Assim, considere-se que o estudante é um ser pensante, contestador e pertence a uma sociedade em busca de inovação e soluções. Carências essas, que muitas vezes são notadas no aluno presente na sala. Portanto, uma sala como organismo vivo deve ser satisfeita em suas contestações e nas suas deficiências. Esse pode ser o papel de um planejamento passível de construção e reavaliação.



LEAL, Renata. Planejamento de ensino: peculiaridade significativas. Disponível em <https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf> Acesso em 15 de out. 2018.

TAKADA, Paula. Planejamento: a engrenagem da boa educação. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/295/planejamento-escolar>.Acesso em 15 de out. 2018.

COSTA, Renata. Planejamento: momento de repensar a escola. Disponível em<https://novaescola.org.br/conteudo/431/planejamento-momento-de-repensar-a-escola>. Acesso em 15 de out. 2018.

Imagem, FONTE: https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+livros+e+pessoas&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=Zt3MgES8uKJXQM%253A%252CO1z3YlxrOxuqTM%252C_&usg=AI4_-kSTfwn_FiZ17qDhBlXHX1DfSmTnnw&sa=X&ved=2ahUKEwjty9uJydfeAhUBHZAKHSf8BQwQ9QEwBHoECAMQDA#imgdii=Nx1I6euc-UFsKM:&imgrc=4cuoCzvgfYMOoM:



Comentários

  1. Mas, ainda temos visto uma total falta de respeito por parte de alguns professores, que pensam tão somente nos seus pontos ideológicos, excluindo o direito dos alunos de se expressarem, fazendo com isso que a sala de aula passe a ser um ser que ainda que tenha vida mas, em estado vegetativo.

    ResponderExcluir
  2. Digo isso não, me referindo somente as questões debatidas principalmente no período eleitoral, mas no todo na aplicação das disciplinas regulares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015