Pular para o conteúdo principal

Igreja, marche!

Texto-base, Mateus 16.13-18

Jesus, acompanhado dos apóstolos, fez mais uma viagem missionária. Desta vez, foram para a região de Cesaréia de Felipe. Havia outra Cesaréia que era a de porto do mar. Cesaréia de Felipe tinha o nome de Panéias, um deus pagão. Mas daí Felipe que era o tetrarca de Traconites a rebatizou dando nome de Cesaréia de Felipe, sendo que Cesaréia era em homenagem ao imperador, cujo título era César, ao passo que Felipe, referia-se à região de seu domínio governamental. E neste lugar o Mestre resolveu interpelar os apóstolos para saber sobre a ideia que a cidade tinha a seu respeito e perguntou sobre como ele era visto pela multidão, como as pessoas o reconheciam (Mateus 16.13). A visão que o povo tinha a respeito de Jesus era variada. Uns diziam que ele era João, o Batista; outros, Elias; outros Jeremias, ou algum dos profetas (v. 14). 
Ao verso 15, Jesus pergunta aos discípulos sobre quem eles mesmos entendiam ser o Mestre. Pedro tomando a frente de todos, impetuoso que era, respondeu com muita firmeza, que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo (v.16). Jesus então diz a Pedro que ele estava certo, e mais, que o apóstolo não estava chegando àquela conclusão por força de seu conhecimento, nem de sua capacidade de compreensão da conjuntura que envolvia a presença de Jesus entre eles naquele período. No vero 17, o Senhor diz que quem revelou a Simão Pedro, filho de Barjonas, que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, havia sido o próprio Pai do Messias, que está nos céus (v.17).
Em seguida, o Senhor chama Pedro que quer dizer "Petros", pequena pedra ou fragmento, e faz  mais uma revelação. Ele diz que sobre a verdade que fora revelada a Pedro pelo próprio Deus, a igreja seria edificada (v.18) e contra ela o inferno não teria condições de oferecer resistência.
E aqui é que está o problema de alguns cristãos. Hoje ouvimos certo fatalismo da parte de membros de igrejas que soam como alguém que "jogou a toalha" diante dos desafios. Há muita gente que apresenta certo desânimo diante do triunfo do mal. Elas dizem: Ah, Jesus mesmo disse que as coisas ficariam piores, que a iniquidade, ou seja, a injustiça, se multiplicaria. Que haveria pais e filhos em guerra, sogras e noras se engalfinhando, fome, guerra, pestes, terremotos, enfim, todo tipo de atrocidades e catástrofes. EM função disso, as pessoas se comportam como se tudo já tivesse acabado, não de perfeito, mas de perdido totalmente. Porém, Jesus disse que apesar de todas essas coisas ruins acontecerem, ainda não era o fim (Mat. 24.6) . 
Sobretudo, as pessoas são céticas em relação à solução da imoralidade. Parece que muitos cristãos desistiram das pessoas. É verdade que o mundo, ou seja, as mentes das pessoas foram sequestradas pelo diabo e elas vão de mal a pior (2 Tim. 3. 13). Mas isso não significa que não tem amais jeito. No mesmo capítulo de Timóteo, no verso 14, Paulo exorta, ou seja, anima, incentiva, a que Timóteo, seu filho na fé, permaneça em tudo aquilo que aprendeu, ou seja, na sã doutrina, na palavra de Deus, e que aprendeu não só de Paulo, mas desde a sua infância, ainda em casa, 
Mas as pessoas apresentam seus argumentos a favor do marasmo, alegando não ter o que fazer, que as coisas são assim mesmo, que não podem mudar o mundo e assim elas vão se conformando. Só que para os que entregaram os pontos, há uma péssima notícia. O esforço é necessário. Paulo escrevendo aos Romanos 12. 2, diz: E não sedes conformados com este mundo, mas sedes transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
O apóstolo deixa claro que a vontade de Deus não era que as pessoas continuassem vivendo como estavam, que o secularismo não fosse motivo para que os cristão parassem de acreditar no poder Deus para salvar o mundo através da pregação do evangelho e do testemunho dos irmãos. E de igual forma, o texto continua a nos dizer que devemos nos opor ao estado de coisas que se apresenta para nos nossos dias, que tem deixado o mundo, seja no contexto em que Paulo viveu, seja na atualidade, vivendo em desacordo com o que Deus espera, e fora do seu propósito. 
Mas nós, precisamos, portanto, propagar ao mundo tudo aquilo que aprendemos do Senhor para que este mundo seja contagiado com a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Pois de Deus, todas as coisas continuam sendo; os céus, o mundo cósmico e o mundo pessoas, que habitam o cosmo (Salmo 24.1 e 2). Ele fez, e a ele pertence. Além disso, jamais devemos nos desanimar, pois, as pessoas não podem guardar aquilo de que nunca ouviram falar. E falar sobre Jesus é da nossa conta, da nossa incumbência, fazendo discípulos e ensinando essas pessoas a guardar os mandamentos do Senhor (Mat. 28. 20a). E Ele mesmo prometeu que estaria conosco, nunca nos deixando, pelo contrário, ficando conosco o tempo todo, até que o tempo deste mundo tenha chegado ao fim (Mat. 28. 20b). 
Lembrando que são as portas do inferno que não prevalecem contra a igreja. Ou seja, é a igreja quem marcha contra o inferno, e não o contrário. A igreja não fica acuada esperando os ataques de Satanás contra o mundo e contra ela mesma. Pelo contrário, ela deve estar na ofensiva, para que as pessoas possam ter a oportunidade de uma eternidade confortável junto ao Senhor, e o nome de Deus seja exaltado e reconhecido pela demonstração de poder no meio do seu povo. Marchemos, pois, contra o inferno, destruindo as suas obras, e deixando como legado, o triunfo do nome do Senhor.

Comentários

  1. Corretíssimo!...
    E lembrando que, a maioria das situações ruins em que somos sujeitos, são consequências de nossas próprias escolhas.
    Caba a cada um, a despeito da onda crescente do mal, do erro, se posicionar do lado daquilo que é correto. É uma questão de escolha!

    ResponderExcluir
  2. Correto. Apesar da derrocada moral em que o mundo se encontra, cabe ao cristão manter-se na linha de frente e continuar a batalha. Nada de esmorecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015