Pular para o conteúdo principal

Sonho sem trabalho adormece

Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos, é o começo da realidade. (Miguel de Cervantes).


Essa frase está na música "Prelúdio" de Raul Seixas que por sua vez diz: Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas o sonho que se sonha junto é realidade. 

Um dia, no grupo de WhatsApp da família, meu irmão, que também se chama Miguel, apresentou a terceira versão, já que Raul Seixas trouxe a segunda. A versão do meu irmão dizia: "Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas o sonho que se sonha junto é... só um sonho mesmo. Porque quem quer realizar para de dormir". Rimos com isso e até concordamos que há pessoas sonhando muito e fazendo nada. Quem vive sonhando acordado não passa de um devaneador. 

Depois eu mesmo apresentei a minha versão: "Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas o sonho que se sonha junto pode ser uma tremenda de uma confusão". Se você sonhar junto com a pessoa errada, a realidade pode ser uma grande decepção. É que tem pessoas que falam demais, acabam atrapalhando seu sono e você pode parar de sonhar. Há outras pessoas que vão querer encher de decoração na tua fantasia. Um vaso de flor aqui, uma outra floreira ali, e por aí vai. Parece aquela casa onde um quer aproveitar o espaço de um jeito, ou outro quer dar outra destinação ao mesmo ambiente. Então, dividir o sonho com outras pessoas pode ser perigoso. Se vocês não têm os mesmos propósitos, um dos dois acaba deslocado desse sonho. Enquanto o sonhador fica impedido de transitar na própria fantasia, a outra pessoa se adona do sonho todo e enche de coisas a seu gosto.

Mas, voltando à versão do meu irmão. Há pessoas que esperam que os outros entrem nos seus sonhos e façam o que elas não estão muito dispostas a fazer. Amam a cama, gostam de pegar no sono, sonhar, e depois contar esse sonho e te convidar para entrar nele. O problema é que se você entra sem que o sonhador tenha se comprometido com a própria causa, você poderá ser responsabilizado pela decepção do devaneador, ainda que você não seja o causador da frustração. Ela esperou que você fizesse tudo.

Qualquer realização exige planejamento e esforço. Em Lucas 14.28 Jesus diz: "Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la"? Os recursos aqui referidos podem ser os de natureza material, ou questão de ânimo para levar a cabo os próprios propósitos. 

Sonhar é muito bom, compartilhar pode ser a diferença entre a realização e os planos. Mas trabalhar a favor da realização dos seu sonhos é a certeza de que algo vai acontecer de verdade. O que torna o sonho realidade não é o mero fazer, mas é trazer à existência concreta. E para isso, a pessoa precisa ser aplicada, e jamais confundir sonho com delírio, desvario.

Então pare de dormir e vá trabalhar. Senão, nada acontece.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015