Pular para o conteúdo principal

Tua própria história com Deus

Por Sergio Aparecido Alfonso

Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés […]Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1.1-3, e 9)

Introdução

Talvez vez você se encontra em um momento de tomada de decisão depois de passar a vida se fiando na ajuda que recebia de alguém ou sendo evangelizado por essa pessoa. De repente o teu mentor partiu para um lugar distante, ou quem sabe ele tenha ido para a glória e agora você precisa tomar as rédeas da situação e crescer, enfim, demonstrar maturidade e honrar a pessoa que andou contigo em luta. Quem sabe chegou a hora de provar que nem você nem teu ajudador estavam perdendo tempo. É o momento de seguir e enfrentar os desafios que se apresentam. Muito se fala em passar o bastão da liderança para alguém, mas em receber o bastão, já pensou nisso? Verifique se você cumpre os requisitos, e se os cumpre, não se omita. Não deixe a obra de Deus em prejuízo, ela será realizada. Você escolher se vai se juntar a Deus, o ficar de fora do plano dele.

É hora de partir (Josué 1. 1 e 2)

Moisés morreu, e Josué tem que assumir seu papel. O líder de Josué partiu para a eternidade. A morte de Moisés é relatada em Deuteronômio 34. 1-12. O texto diz que Moisés subiu o monte e de lá não voltou vivo. Temos motivos para acreditar que o grande líder de Israel subiu sozinho o cume de Pisga no monte Nebo, porque o texto diz que lá, Moisés morreu e sua sepultura foi providenciada pelo próprio Deus, e ninguém ficou sabendo de sua localização. Ao verso 1 de Josué, o Senhor fala com Josué sobre esse fato irremediável. No verso 2, falando pessoalmente com Josué, Deus lhe diz que Moisés é morto, e em seguida, manda que Josué se levante e passe o Jordão com o povo. Não alguns, não sozinho, mas Josué deveria passar com todo o povo.
O Senhor, além de dizer que Moisés havia morrido, mandou que Josué, se levantasse. Qual o motivo dessa fala? Talvez Josué estive titubeante em relação à morte de seu líder e mestre; quem sabe esperando que seu líder descesse do monte e viesse passar as novas ordens. Afinal, toda vez em que Moisés subiu a um monte, Deus deu a ele ordens, leis e direções a seguir. E assim também foi nas duas vezes em que Moisés recebeu as tábuas dos mandamentos como em Êxodo 31. 18, e 34. 1-4. Pode ser que Josué estivesse prostrado, com o rosto em terra, orando pelo seu mestre que da última vez subiu ao monte sozinho. Porém, Moisés não voltaria mais. Josué deveria sair da sua prostração e começar a se movimentar.
A promessa de Deus para o seu povo continua válida. Quem morreu foi o líder de Israel, não o Deus da promessa. Portanto, tudo continuava igual, apenas sob nova liderança, posto que deveria ser encarado por Josué. E de cara ele teria que enfrentar obstáculos, no caso, um grande, um obstáculo físico, que era o rio Jordão. Moisés morreu, mas o comando ainda é de Deus. É Deus quem continua dando ordens, Josué, tal como Moisés, apenas lidera o povo no sentido de ser o primeiro a cumprir as ordens de Deus, dando o exemplo de submissão para que o planos de Deus fosse cumprido, etapa a etapa. O detalhe da ordem dada por Deus é que ele não disse a Josué para junto aos seus liderados tentassem passar o Jordão. Ele disse para passar o Jordão. Era época de cheia naquele rio, com profundidade suficiente para ocorrer mortes por afogamento, correntezas traiçoeiras e fortes, enfim, possibilidades de tragédias. Mas a ordem de Deus é ânimo para Josué e certeza de realização. O Senhor não disse para enfrentarem os perigos, mas para passarem do outro lado e finalmente, tomarem posse do que lhes fora prometido.

Deus é fiel à sua palavra (vv.3 – 6)

Nada do que Deus diz cai por terra. Apesar do desafio e da aparente dificuldade que era a passagem pelo Jordão, Deus lembra Josué da sua fidelidade. O Senhor repete o que havia dito a Abraão, patriarca e antepassado dos israelitas (Gênesis 12. 1-7) que era a dação em herança daquela terra. Uma vez prometido por Deus, o plano será cumprido. Não importa quanto tempo transcorra segundo o calendário humano, o que ele estabeleceu será cumprido através das gerações. O próprio profeta Balaão, contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar os israelitas quando em marcha para a terra prometida, passavam pelo território de Moabe, disse: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria”?(Números 23.19). Portanto, não havia motivo para que Josué titubeasse ou esmorecesse. O Senhor não voltaria atrás em sua promessa. Deus não estava dizendo darei a terra, mas tenho dado, verbo julgado no pretérito perfeito, ato perfeito e acabado, sem retoques, sem necessidade de ajustes. Fora isso, até o território havia sido delimitado. Assim, Josué poderia ficar tranquilo. Em lugar nenhum em que seu exército pisasse, que tivesse sido citado por Deus, lhes seria negada a propriedade ou deixaria de ser conquistado. E para garantir a Josué, que tudo correria bem, Deus usa sua ação na vida de Moisés para animar o novo líder de Israel (v.5). Nada melhor do que lembrar o quanto seu poder agiu na vida de Moisés para que Josué se dignasse a seguir em frente sem receio. Ele conheceu Moisés, foi servidor (v.1), viu o que Deus, que nada podia impedir a ação do Senhor na vida de seu mestre e líder, que Deus foi fiel a tudo quanto prometeu, e por isso, essa recordação deveria ser o bastante para que Josué acreditasse no cumprimento de cada palavra, e foi o que aconteceu. Nada do que Deus havia dito estava fora do alcance de seu poder. Apenas havia morrido um líder que por desobediência lhe foi vedada a condução do povo até a terra prometida (Deuteronômio 3. 24-28), e por isso o Senhor renovou a liderança para cumprir sua promessa. Ou seja, a promessa e quem prometeu não mudou, o que mudou foi o procedimento do líder antigo, que o impediu de ver o cumprimento de tudo. E para tanto, o Senhor exorta seu servo, o novo líder a ter bom ânimo, enfim, não se desviar do propósito, apesar de aparentes percalços, e deixa claro a participação de Josué em seu tempo (v.6) Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria”. Se Moisés veio até ali, com Josué e não outro líder, a promessa se cumpriria por completo.

Deus requer de Josué: compromisso, firmeza e confiança (vv.7 – 8)

Além de esforçar-se para dar andamento ao que Deus requeria, um item a mais é exigido de Josué. O líder Josué deveria ser fiel em cumprir a lei de Deus, andando estritamente no caminho do Senhor. Nenhuma sugestão ou proposta poderia ser aceita; nenhum jeitinho. A Josué havia apenas e tão somente o caminho da justiça a ser seguido. Nenhum acordo, nenhuma aliança, nenhuma concessão. Nada poderia fugir dos planos e diretrizes de Deus. Manter-se firme na lei de Deus é a chave do sucesso de Josué. Isso implicaria a, se necessário, fazer julgamento contra quem quer que fosse, mesmo que se tratasse de um de seus irmãos, ainda que ele fosse pertencente à tribo do herdeiro da primogenitura de Jacó, como no caso de Acã, que pecou e precisou ser fulminado com sua família (Josué 7). Não poderia haver desvio, nem para um lado, nem para o outro. Nisso estava incluída a prevaricação; jamais deveria ser aceita acepção de pessoas. Mesmo que a execução do juízo trouxesse diminuição do contingente de seu exército, como foi no episódio de Acã que era guerreiro com cargo de liderança, mas teve que ser executado. Além disso, esforço a ânimo não são opcionais para Josué. O Senhor expressamente diz a Josué para que ele se esforce e tenha bom ânimo (vv. 6, 7 e 9). Não era para ficar meio animado, um ânimo dobre, uma animação passageira. Mas era para ter bom ânimo, duradouro, enérgico, firme, com propósito. É como se o Senhor dissesse a Josué o que Davi disse a Salomão em 1º Reis ...esforça-te, pois, e sê homem. Em latim, essa frase se diz: Confortare, esto vir. Seja corajoso, e porte-se como homem. Parece forte? Mas Josué precisa ser muito homem para assumir a liderança total de um povo e ainda conduzi-lo nas batalhas, conquistar as terras, e depois fazer a distribuição. Uma firmeza para poucos.

Conclusão

Se a pessoa em quem você se espelhou está ausente isso não pode ser empecilho para você cumprir o que Deus espera. Se esse alguém é referencial de servo de Deus, que te sirva de memória daquilo que Deus pode fazer e faz. Observe a fidelidade dessa pessoa para com Deus, siga o que ela te ensinou e confie em Deus tanto quanto tua referência confiou. Não enfatize eventuais deslizes cometidos, mas sim, o quanto valeu a pena na vida dessa pessoa o voltar-se para Deus. Se Deus agiu na vida da tua referência porque ela foi fiel, Deus agirá na tua também, se você for fiel, fará parte de um grande projeto de Deus. O Senhor se responsabiliza por cada uma das palavras que ele disse. Nada do que ele proferiu será deixado para trás. Mas ele não aceita descumprimento dos seus preceitos, as despeito de a pessoa estar trabalhando em sua obra. Ninguém, por mais importante cargo que ocupe em seu chamado, está liberado para fazer o que quiser, sem se importar com os limites de Deus. O justo só pode agir até o limite da justiça. Se passar disso, comete excesso, e excessos Deus não tolera. Assim, deve portar-se um líder escolhido por Deus. Tal como o excesso de Moisés em Números 20. 8 – 12) o atrapalhou e o impediu de ver a terra prometida (Deuteronômio 3.26), qualquer procedimento desconforme com o padrão de Deus vai desqualificar o líder para seguir na obra. O segredo do sucesso é cumprir tudo o que Deus mandar, e só o que Deus mandar. O excesso de Moisés, que foi bater na rocha duas vezes, quando era só para falar, foi motivo de desqualificação. A rocha, de número 20, é um tipo de Cristo, que também é de onde sai a água viva. Quem tem sede pede água para a Rocha que é Jesus, não bate nele. Esse erro foi cobrado na fronteira da terra prometida. Josué aprendeu não prevaricando no momento em que conheceu do pecado de Acã (Josué 7), pelo contrário, puniu, e por isso foi bem-sucedido em todas as batalhas. Portanto, Deus não é homem para mentir, e espera honradez de todos aqueles a quem ele chama. Se por um lado ele não deixa sua promessa de benção cair, por outro, ele não tolera deslizes. O Senhor procura homens e mulheres fortes para continuar o que fez até aqui. A liderança não pode ser exercida por quem não tem coragem, ânimo, fé, fidelidade e compromisso com Ele. Cumprindo esses requisitos você estará pronto para ter a sua história com Deus.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015