Pular para o conteúdo principal

O Senhor é teu pastor?

Por Sergio Aparecido Alfonso

Salmo 23. 1 e 2.


"O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.


Dúvidas, incertezas, aflições, preocupações, medos, receios e temores entre outros, são os fatores que no presente século têm tirado o sono e saúde das pessoas. E é natural que nos preocupemos, e às vezes estejamos ansiosos. Seria hipocrisia da minha parte dizer que isso não acontece comigo. Mas o que Deus tem para nós nas escrituras é consolador. E nós precisamos buscar em Deus a calmaria para nos reorganizarmos e seguir com ele tranquilamente. É difícil, seu sei. Mas o objetivo deste salmo é nos ajudar no propósito e experimentarmos a condução de Deus a partir da nossa submissão ao seu pastoreio.

1 – Como ser pastoreado por Deus? (V. 1)

a) Sendo uma ovelha.

Não dá para ser pastoreado por Deus sem se comportar como uma ovelha. Há muitas pessoas que querem ser seus próprios pastores. Elas querem se conduzir, elas tomam suas decisões, elas escolhem seus caminhos, não andam em rebanho, não esperam no SENHOR, nem esperam do SENHOR. Querem ser as pessoas tidas como fortes, que vão à luta, que encaram o mundo, que enfrentam tudo sozinhas. Mas o problema é que muitas vezes, para não dizer na maioria delas essas pessoas dão de cara com uma realidade sombria, cheia de perigos e riscos que elas não puderam prever.

Davi, pelo contrário, nos dá uma lição de confiança em Deus. Segundo os estudiosos, ele escreveu este salmo já na sua velhice. Passava pela sua cabeça alguns dissabores que havia experimentado, dentre os quais, a perseguição pelo rei Saul e depois pelo seu próprio filho Absalão. Absalão tentou usurpar o reino que nunca foi seu. Saul tentou defender o reino que já não era mais dele. Ambos tentaram matar Davi. Mas Davi não foi atrás de nenhum, colocou ambos nas mãos de Deus e foi liberto dos dois.

Neste salmo Davi começa dizendo que o Senhor é o seu pastor; tendo Deus como seu pastor sua conclusão era a confiança. Davi declarando Deus como pastor não confiava em Deus apenas como seu salvador e libertador. Mas ele depositava em Deus a provisão de todas as suas necessidades, até as mais básicas, as de sobrevivência como água e comida. Apesar de ser rei e ter tudo à sua disposição, Davi sabia que cada provisão em sua vida tinha uma fonte única: Deus. Tendo Deus como origem de todos os suprimentos nem mesmo uma eventual crise econômica o afligiria. Isso é que é confiança total. Mas ainda assim, mesmo sendo rei, Davi tinha, como todos nós determinadas ambições. Mas no caso dele, essas ambições não eram obstáculos para a sua felicidade, nem abalavam sua confiança em Deus por não terem sido alcançadas. Daí a razão pela qual os estudiosos afirmarem que o final do versículo onde diz “nada me faltará” tem a conotação “de nada terei falta”.

b) Confiança total em Deus

Confiar em Deus é entregar tudo nas mãos dele. Isso implica em que você entrega até mesmo a sua segurança. Não se trata de ser imprudente. A confiança de uma ovelha no seu pastor é algo bastante peculiar. Ela conhece a voz do seu pastor, e a relação é de carinho e amor, a tal ponto de o pastor dar nome para suas ovelhas e elas o ouvem, e sabem até quando são individualmente chamadas. Também é interessante saber que a principal razão de se criar ovelhas era para aproveitamento de sua lã, não de sua carne. Por isso, comer a carne de uma ovelha era por necessidade, não se saia fazendo banquetes por qualquer motivo. Daí o porquê de Jesus contar a parábola da ovelha perdida, em que o pastor tendo sob sua responsabilidade cem ovelhas, e uma delas se extraviando ele recolhe as demais no aprisco e sai em busca da que se perdeu. Quando o pastor encontra a perdida ela a toma no colo, ergue nos ombros e traz de volta. O pastor desenvolve afeto por sua ovelha e ambos têm cumplicidade. Não se vê como fonte de proteína alguém que é tratado com amor. Por isso uma ovelha não sai procurando sua própria água e seu próprio alimento, nem mesmo o local mais seguro onde se abrigar, ela confia no seu pastor e o pastor pensa nisso tudo. Ele trata a ovelha com carinho, como a ovelha de quem Natã conta em 2º Samuel 12. 3. Nesse versículo o profeta diz que um homem pobre tinha apenas ovelha que foi criada junto com seus filhos, comia do seu prato, dormia no seu colo e era tratada como uma filha. Quando Salomão escreve o salmo 127 ele pensava exatamente nisso, na provisão que vem de Deus. Observe os versículos 1 e 2:

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados enquanto dormem.

Neste texto, o salmista demonstra a sua confiança e tranquilidade no Deus que tudo pode. Ele repousa em saber que não apenas a sua segurança, mas também o seu sustento serão garantidos por fonte certa. Longe de perder a paz por coisas temporais, ele se mantém firme e forte no propósito de continuar submisso À vontade de Deus.

2 – Deus pastoreando (V. 2)

a) É nosso guia

Deus não apenas nos informa, nem só nos orienta o que fazer para termos nossa necessidade suprida, o que já uma ação do pastor. Às vezes precisamos chegar em determinado local, e se não sabemos onde é, pedimos informação. Por mais que a pessoa que se dispõe a nos informar se esforce para nos enriquecer com detalhes de como alcançar nosso objetivo, haverá irremediavelmente a impessoalidade no tratamento; raramente a pessoa te acompanhará até o local informado. A partir do momento em que você se distancia dela o local dependerá de sua destreza para ser encontrado. Assim que você sai de perto ela não te ouve mais, não te vê mais, não sabe dos acontecimentos no trajeto, e na verdade ela acredita que você encontrará o endereço informado, mas ainda que ela saiba onde é o local, não há certeza de que você saberá chegar lá, daí você estará confiado a outra pessoa no curso de seu caminho caso você se perca. 
E mesmo que você chegue no local pretendido, não se sabe em que condições o local se encontra. Não se sabe em que condições você chegou lá, não se sabe dos riscos corridos, dos perigos a que se expôs, se chegou ferido, se foi atacado, apenas se acredita que tudo ocorreu bem. E só isso, mera crença, nenhuma certeza.

Mas com Deus é diferente. O salmista diz que o SENHOR o leva à fonte de águas tranquilas. A diferença entre levar e informar está na ação do agente. Informar tem a impessoalidade a que nos referimos, mas levar é uma ato voluntário do agente. Levar é conduzir gentilmente. Há uma pessoalidade que demonstra cortesia, cuidado, preocupação interesse e sentimento pessoal de que tudo aconteça da forma mais segura possível.. Quando o salmista diz que Deus o leva à fonte de águas tranquilas ele está dizendo que Deus está com ele a cada passo. Deus está presente para garantir que haverá segurança no percurso, e que você não vai se perder. O destino certo sempre será alcançado na companhia e condução da parte do Senhor. 
Mas há um detalhe: O Senhor é o guia daquele se submete à sua direção, sua condução. Denota-se, portanto, dependência total. Significa dizer que você entregou seu caminho ao Senhor Jesus. Por isso, o sucesso na caminhada acontecerá. Este salmo tem mais seis versículos, por meio dos quais, o salmista Davi expõe toda a sua confiança em Deus, nas mais variadas situações. Sugiro que você leia-o com atenção até o sexto versículo. É um refrigério para a tua alma.



Concluindo

Se o Senhor Jesus é teu pastor, então, você está debaixo de sua condução, senhorio, autoridade. Ele te conhece e te dá nome; você precisa reconhecer a sua voz e atender pelo nome que ele te deu quando ele te chamar, ande com o rebanho do Senhor. É isso, ou nada. O Senhor é teu pastor? Então Ele deve ter primazia sobre as tuas decisões, projetos, ações, caminho, vontades, enfim, sobre tudo que orbita a tua vida. Deixe-se pastorear por Jesus. Só ele tem o endereço das fontes de águas frescas, o pasto verdejante, a proteção contra os lobos e a melhor direção para a tua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015