Pular para o conteúdo principal

Ansiedade, não!

Por Sergio Aparecido Alfonso

Texto-base Filipenses 4.6,7

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Você já ouviu a frase "falar é fácil, mas você não está na minha pele". Esta é uma expressão comumente usada quando uma pessoa está diante de um problema e alguém diz que ela precisa ter fé e acreditar que Deus agirá. Mas a questão é que deveria de fato ser fácil usar a frase acima. O cristão teria que ser consciente de que Deus é forte e poderoso para fazer muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Ef. 3.20). Mas também é fato que nós tendemos a subir o patamar de preocupação diante de uma situação que parece nos fugir ao controle. No versículo 6 de Efésios 4, na versão que usamos (ARC 4ª Edição), o termo usado é inquietos, o mesmo que ansiosos, que é sinônimo figurado para afobados, aflitos, preocupados, agoniados, agitados entre outras. Então, o que nos deixa inquietos eleva o nosso nível de estresse. Isso pode afetar o nosso senso de decisão, e em alguns casos, o nosso relacionamento com as pessoas.
Como mencionado acima, inquieto é sinônimo figurado de ansioso. Ansiosa é a pessoa que está com ânsia, que é o mal estar, ou seja, sintoma de saúde afetada, por vários motivos, ou por alguma agitação fora do comum, quem sabe, um esforço físico fora do comum para a pessoa. Na prática, o apostolo Paulo escreve aos crentes de Éfeso, orientando a que não se deixassem adoecer por causa de seus problemas, por nenhum deles, por mais que houvesse uma escala de gravidade entre eles, bem como, não saíssem correndo destrambelhadamente a resolvê-los, que não ficassem pensando em o quão difícil eram suas situações. Mas a ansiedade é algo que rouba a paz das pessoas. Às vezes nem se trata de um problema, pode ser uma viagem, um encontro, uma reunião no trabalho, uma entrevista de emprego, ou até a assinatura de um compromisso, como um contrato de nubentes. O que não está na rotina nos atordoa.
É interessante como tornamos algumas coisas mecânicas em nossas vidas, entre elas, uma oração matinal. Levantamos e oramos agradecendo a Deus por mais um dia de vida e saúde, bem como pelo alimento de cada dia, para nós, nossa família, nossos familiares e parentes, bem como as suas famílias. Oramos agradecendo pelo emprego, além do emprego, agradecemos pelo trabalho, porque nossas atividades laborais, às vezes, são agradáveis, porque estamos fazendo o que gostaríamos de fazer. Também oramos pedindo a Deus que nos abençoe pelo caminho, abençoe os nossos afazeres, que consigamos encontrar a solução para um assunto que está em nossas mãos a resolução. E assim, como que automaticamente oramos. 
Mas quando se trata de uma questão que reputamos por grave, parece que toda nossa fé e gratidão a Deus são esquecidas. Precisamos lembrar que Deus é fiel a ele mesmo e à sua palavra. Uma vez que nos recordamos disso, precisamos, como disse o apóstolo, levar tudo ao conhecimento de Deus. Nossas petições, não importa onde elas se encontram numa escala de complexidade, devem ser, sem exceção, apresentadas a Deus, em oração e súplicas, ou seja, numa conversa franca com Deus, sem soberba. Orar é falar com Deus de forma honesta, ao passo que suplicar, é postar-se de forma subalterna diante dele, reconhecendo a Sua autoridade. 
Um erro que podemos cometer é achar que podemos selecionar o que é que deve ser levado ao Senhor em oração ou fazer aquela oração de determinação, que andaram inventando em alguns rincões do evangelicalismo. Devemos ter em mente que para Deus nada é impossível, bem como, não podemos mandar nele. Jesus disse: E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis (Mateus 21.22). Veja bem, não há restrição, é tudo. Portanto, se há legitimidade em suas petições, não sejas tímido, tudo dever ser entregue nas mãos de Deus. E Ele, que não está debaixo de nossa autoridade, agirá segundo o seu propósito. Agora, além de suplicar, precisamos também ter um coração agradecido, e não somente isso, ter uma fé viva. O apóstolo diz que as orações e súplicas devem ser feitas com ação de graças. Ou seja, um coração agradecido é igualmente necessário diante de Deus. A ação de graças pode ser feita antecipando até mesmo a ação do Senhor. Não como forma de pressionar, mas agradecer porque Ele nos ouve pacientemente, bem como, ele realiza muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos.
O verso 6 de Filipenses 4 diz: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. A paz de Deus que excede todo o entendimento está em conflito com a nossa mania de racionalizar tudo. Às vezes queremos uma explicação para cada problema, traçamos uma estratégia para suplanta-los um a um, temos nossas próprias trilhas rumo ao sucesso em nossas aspirações. E então, apresentamos o plano perfeito para Deus executar em nosso favor. A nossa ansiedade nos domina não só diante dos problemas que enfrentamos, mas também em querermos saber como Deus solucioná-los-á. Isso quando não ficamos ansiosos em saber se o Senhor vai usar a nossa estratégia. 
Porém, uma vez que apresentamos diante de Deus, em nome de Jesus, toda as nossas petições, quer sejam sobre coisas grandes, que sejam sobre coisas pequenas, o Senhor se encarrega de cuidar dos nossos sentimentos de preocupação. Tudo o que nos estava roubando a paz, tudo o que nos tirava o sono, tudo o que nos trazia inquietações, uma vez chegado ao conhecimento de Deus, já terá solução. Claro que nem sempre será a solução que tínhamos em mente, mas sim, a solução que o Senhor escolheu. Quando trazemos tudo diante de Deus, se realmente confiamos nEle, a primeira coisa que ele fará é nos dar paz ao coração. Em seguida, a nossa ansiedade é extirpada, as nossas preocupações são mandadas embora. Se confiramos em Deus, ele irá nos tranquilizar, não importa se uma tempestade se levantar e vier em nossa direção, o Senhor não nos deixará sucumbir. Ele nos restaurará a saúde, e nossa ânsia nos deixará. É interessante observar o contraste entre o nada e o tudo. Nada nos inquiete, tudo seja do conhecimento de Deus. Confiemos, pois no Senhor nosso Deus.


Comentários

  1. A pura verdade foi dita: oramos a maior parte do tempo mecanicamente pedindo por nossos semelhantes e agradecendo por mais um dia!

    Temos que despertar para conversarmos com o Senhor e peticionarmos com Fé!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Exatamente. A proposta do texto é essa. Que passemos a buscar o favor de Deus com mais convicção e confiança.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015