Pular para o conteúdo principal

As tuas forças para Deus


Por Sergio Aparecido Alfonso

Texto-base Eclesiastes 12.1

"Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham o maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento".

Às vezes somos tentados a jogar a nossa vida fora. Isso não tem nada a ver com ter um pouco de diversão. Um coração alegre aformoseia o rosto (Provérbios 15.13). O problema é quando as pessoas gastam muito tempo com a diversão e tempo nenhum para com Deus. Outras vezes não é a diversão que rouba o tempo que deveríamos ter com Deus, mas é o trabalho, o círculo social, o estudo, o sucesso profissional, a busca por uma felicidade passageira, a caça ao "tesouro", ou seja, a perseguição pela possibilidade ser rico, a religiosidade, os afazeres domésticos, as conquistas, os objetivos alcançados,e na modernidade, as redes sociais, e por aí vai. Enfim, são muitas as coisas que nos roubam de Deus, ou simplesmente não permitem sequer que nos importemos com a vontade dEle.
O nosso texto de hoje fala de um conselho aos jovens para que se mostrem valorizando ao Senhor enquanto ainda estão com vigor. Infelizmente, desde muito, os moços e moças estão se distanciando de Deus. Na época em que Salomão escreveu esse livro, o distanciamento já era uma constatação. E na época atual, o distanciamento do jovem em relação a Deus parece ser maior. A verdade é que muitos têm percebido em casa esse afastamento em relação ao Senhor. A tendência é que o comportamento dos pais seja copiado pelos filhos. Se os pais guardam distância do Senhor, os filhos seguem a pegada. Particularmente já falei do evangelho para pessoas jovens, e a resposta que obtive de alguns foi a de que cristianismo é religião de velho. Eu nem era tão velho e já ouvia isso. Aliás, ao meus dezesseis anos, quando passei pela conversão, já ouvia essa sentença: "Ih, você agora vai se comportar como aqueles velhos crentes".
Bem, se não houver um mover de coração da juventude em direção ao Senhor, é de se concordar que a faixa etária na igreja não se renovará e o cristianismo passará a ser realmente para velhos, ou melhor, só terá velhos, porque os jovens terão rejeitado ao Senhor. Porém, o pregador - como é chamado Salomão, pela composição de Eclesiastes - aconselha que se faça uma opção clara ao lado de Deus ainda no período da mocidade. Há muitas coisas a serem feitas na obra do Senhor em que o vigor e a disposição são exigidos. Deus dá vida e saúde para todos, não é justo deixá-lo para depois. A bíblia está repleta de exemplos de jovens que foram grandes instrumentos nas mãos do Senhor. No livro de Daniel, por exemplo, estão narradas as histórias de Sadraque, Mesaque e Abde-Nego, bem como a do próprio Daniel. 
Esses quatro moços foram muito sábios e usados por Deus no reino babilônico, apesar de serem cativos daquela monarquia. O Senhor Jeová foi honrado através da vida deles. Foram tantos episódios em que eles se destacavam, que até chegou o momento onde Nabucodonosor reconheceu Jeová como Deus através da juventude desses moços colocada à disposição do Senhor. Trabalhando para Jeová, eles foram exaltados, e Deus reconhecido. Antes deles, Davi, um jovem pastor foi escolhido pelo Senhor para ser rei de Israel. Não porque Davi fosse capacitado para tal, mas porque Deus se agradou daquele moço. E assim, vários outros jovens foram igualmente usados na obra do Senhor, aplicando o seu vigor e suas forças na obra de Deus. O próprio Jesus Cristo era ainda jovem quando foi batizado para em seguida  iniciar seu ministério, antes dos trinta anos de idade (Lucas 3.23).
Servir a Deus quando ainda temos forças, nos permite desenvolver um relacionamento de intimidade com Deus, conhecer o seu poder e sua capacidade de solucionar nossas questões. Quanto mais cedo estivermos trabalhando com Deus, mais familiarizados com o seu poder nós estaremos. Não nos cansaremos de buscar a sua presença.  Estar diante de Deus será nosso desejo e nosso prazer. Então, estaremos preparados para quando chegarem os dias maus. Nos dias maus, que representam os momentos de adversidades, a diversão vai embora, a preocupação toma conta, e daí, diante dos medos e receios que se apoderam dos nossos pensamentos, passaremos a clamar a Deus. É muito difícil, alguém que passou seus períodos anteriores de vida afastado de Deus, ter intimidade e paciência com o Senhor, diante de uma necessidade urgente que os maus dias trazem. É desde a nossa mocidade vivendo com Deus que vamos ter experiências com Ele, e ter fé em seu poder.
Nos dias maus entram as contas a pagar, a responsabilidade no trabalho, a satisfação ao empregador, as responsabilidades do casamento, as discussões e percalços afins com o cônjuge, o orçamento doméstico limitado para tantas coisas a se fazer e pagar. As enfermidades, as necessidades dos filhos, o sono e o cansaço que chegam e te roubam o ânimo para fazer algo. Os dias maus são carregados de obstáculos, de situações artificiais às vezes criadas por nós mesmos que nos impedem de nos achegarmos a Deus e desfrutar do seu poder, da sua ação em nosso favor. 
Tal como os dias maus, chegarão os anos dos quais se dirá: Não tenho neles contentamento. Apesar de Deus não nos rejeitar de forma alguma, não é leal e justo dar a ele o resto do que sobrou de nós. Na nossa velhice, apesar de podermos alcançar a salvação, não há vigor, nem força para fazer o que os moços podem fazer. Uma viagem missionária, por exemplo, pode ser um tormento. Um idoso não pode dormir em qualquer lugar, não pode comer qualquer coisa, não pode se expor a qualquer intempérie da natureza. No entanto, a experiência de uma pessoa mais velha pode servir de grande ajuda para falar das possibilidades para a juventude. Mas que experiência pode ter alguém que nunca viveu em favor de Cristo antes da idade chegar? 
Como se vê, num momento de grande importância para a mocidade,  como uma viagem missionária, pontualmente falando, uma pessoa que desperdiçou seu tempo tem quase nada para ajudar. Ela não sabe muito sobre a atividade. E sem experiência, que triste, não pode ajudar os próprios filhos com dicas sobre o campo missionário. Por risso, venha para Jesus ainda hoje. Entregue a sua vida a ele e se envolva ao máximo na sua obra. Porque quando a idade chegar, você não terá apenas histórias para contar, mas terá lições a ensinar. Que você tome ainda hoje a decisão de seguir a Jesus Cristo. E em seguida viva ao máximo para Ele e sua obra. Se gaste e se desgaste. A mocidade inexperiente vai agradecer a Deus pela tua vida, e o Senhor vai te honrar. Que Deus o abençoe!

Comentários

  1. É fato nos ocupamos com tantas coisas e Deus acaba ficando em segundo plano ou terceiro e assim vai o tempo passa e vemos que poderia ter feito algo mais para Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Graça e paz. Obrigado por comentar. Aproveite a tua juventude e aplique tudo no serviço do Senhor. Que Deus o abençoe e te dê sucesso.

      Excluir
  2. Quase sempre achamos desculpas para a tomada de atitude e decisão, quando o entendimento se faz de que Deus tem pressa em nós! Graça e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gustavo. Graça e paz. Obrigado por comentar. Você ainta tem muita energia para empregar na obra do Senhor. Não perca tempo. Que Deus o abençoe e te dê sucesso na missão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015