Pular para o conteúdo principal

Em Jesus, quem conhece confia

Por Sergio Aparecido Alfonso

"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará. (Salmo 37.5)".

Se olharmos o versículo acima de forma descuidada, podemos cair no mesmo equívoco de alguns, de achar que há inversão de ordem nas coisas. Há quem pense que primeiro precisamos confiar no Senhor e depois entregarmos o caminho a Ele para que o mais seja feito. Bem, a última parte do versículo parece pacifico que está na ordem sequencial, ficando as outras duas partes para uma explicação de sua ordem. Mas a sequência nos parece exatamente a que deveria ter sido posta. Se alguém ainda não entregou o seu caminho ao Senhor, é sinal de que com Ele não quer andar ou não segue com Cristo ainda, e por consequência, não O conhece e não vai confiar nEle. É simples assim. 
Quando entregamos nosso caminho a Jesus, passamos a andar por onde Ele anda. Assim, ao caminharmos com Cristo, temos com ele comunhão. Ter comunhão é ter sintonia, é agir e pensar igual, é realizar em conjunto. Quando temos comunhão com alguém, significa que temos algo em comum com essa pessoa. Com Jesus não é diferente, se temos comunhão, temos coisas em comum com Cristo. Entregar o caminho para o Senhor, significa que entregamos a Ele a nossa vida, as nossas aspirações, nossos medos e receios, nossos agradecimentos, as nossas dificuldades e o nosso futuro. Uma vez que entregamos nossa vida a Cristo, ele passa a agir em nós e por nós. Assim, presenciamos a sua glória e seu poder. E cada vez que Ele age, mais ficamos sabendo sobre sua capacidade de trazer soluções. Isso faz com que passemos a desejar estar com ele o tempo todo em todo o tempo. Ao andarmos com o Senhor, nós o conhecemos mais e mais, por isso confiamos nEle.
Agora, confiar em Jesus é algo maravilhoso. É coisa de inocência. É acreditar em Cristo incondicionalmente. Em Lucas 18.17 e Marcos 10.15, Jesus disse que não teríamos acesso ao Reino de Deus se não o recebêssemos como se crianças fôssemos. Ou seja, precisamos confiar em Jesus de forma plena, sem contestações. É paradoxalmente, acreditar cegamente com os "olhos" da fé. Enfim, confiar em Cristo não é andar por vista. E algo que ilustra bem a confiança que precisamos tem em Cristo é a confiança que uma criança tem em um lençol. 
Você já foi criança. Lembra que quando alguém dizia que tinha uma assombração no quarto você simplesmente entrava debaixo do lençol e cobria a cabeça? Pois é, nada no mundo era mais forte e poderoso do que o lençol. Não apenas o lençol protege a inocente criança, como ele a esconde de qualquer coisa. Nem mesmo algo sobrenatural como um fantasma que mexe no trinco da porta, a alma penada que vagueia perto de uma casa, ou a assombração que surge quando a luz se apaga, têm força suficiente para vencer a barreira que o lençol faz sobre a cabeça de uma criança.
O lençol é um instrumento tão poderoso e confiável, que a criança se esconde sob ele, e mesmo que ela esteja com os pezinhos à mostra, rindo alto, se tremendo toda debaixo desse lençol, o pai não consegue saber que ela está lá. Já reparou nisso? E todos os pais sabem que o lençol tem esse poder. É isso que faz um pai, diante de um lençol, proferir palavras de preocupação e perguntas como: Meu Deus, onde está meu filho? Onde será que ele foi? Será que aconteceu algo com ele? Existe um campo magnético que o impede de se aproximar e tocar no lençol para acabar com o mistério. Ainda que ele ouça o riso, veja os pezinhos de fora, perceba a tremedeira sob o lençol, ele não sabe que a criança está lá embaixo, e não consegue remover aquela roupa de cama. Só será revelada a presença da criança, quando ela, voluntariamente, der um grito assustador tipo: "aaarrrrgggg"; e puxar de supetão a ponta do lençol. Então, o pai que procurava desesperadamente pela criança é surpreendido porque ela estava ali o tempo todo e ele não sabia. Daí ele pega o filho no colo e pede para a criança não se esconder tão bem assim, porque ele tem medo de não a encontrar mais. E a criança vibra e se gaba, porque com a ajuda de uma peça de roupa de cama, conseguiu sumir da presença de todos. É um mistério isso.
Pois bem, Jesus é mais poderoso que um lençol. Ele nos protege, nos dá garantia, nos mantém a salvo de tudo o que é perigoso. Salmo 91 diz que aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, às sombra do onipotente descansará. A assombração, o fantasma, as pragas, as pestes, as armadilhas, o perigo, a espada, nada disso poderá atingir aquele que confia no Senhor. Ainda que as multidões caiam ao seu redor, aquele que confia em Jesus ficará em pé. Sua casa estará protegida, sua família guardada, sua vida mantida, sua paz garantida. Em segurança ele será preservado para sempre, porque debaixo do lençol de Deus está o seu esconderijo.
Por fim, o Senhor fará as demais coisas. Ou seja, as inquietações, as petições, as aspirações, todas elas serão atendidas. Mas, talvez você esteja pensando: "Se todas as outras coisas o Senhor fará, será que não estou confiando nEle totalmente, ou talvez eu não tenha entregado o meu caminho a Cristo, ou seja, a minha vida de forma plena? Pois tenho pedido muitas coisas, e várias delas não são realizadas". Há quem se lembrará do texto de João 14.13,14, onde Jesus diz que tudo o que for pedido em nome dEle, será feito para que o Deus Pai seja glorificado. Então, por que nem tudo é feito tal como pedimos? Ou melhor, por que Jesus não realiza como prometeu?
Duas coisas a se esclarecer. Primeiro, entregar o caminho ao Senhor é sair do caminho próprio e seguir o caminho dEle, ou seja, é andar com Cristo e com Ele ter comunhão. Ter comunhão é ter sintonia, realizar algo em parceria. Se algo estiver fora da vontade de Cristo, isso não será realizado. Não porque a petição se refere a algo ruim, mas porque não é algo que deva ser dado ao peticionante. É na comunhão com Cristo que vamos saber dos planos dEle para cada um de nós. E os pensamento e os caminhos de Deus não são os mesmos que os nossos, e ambos são bem mais altos que os nossos pensamentos e caminhos (Isaías 55.8,9). Segundo, o que for pedido em nome de Jesus ele fará se for para glorificar o Pai. Se algo vai desonrá-lo, isso não será dado. Por exemplo, ninguém que me peça ajuda por necessidade está autorizado a pedir uma cerveja em meu nome. Essa pessoa pode pedir qualquer gênero alimentício onde eu estiver. Mas se pedir cerveja não será atendida. Eu não bebo, bem como, por questão de testemunho de cristandade, pagar cerveja para alguém me desonraria. logo, ela perderá tempo fazendo um pedido desses.
Portanto, como se vê, a sentença com as ações "entregar o caminho ao Senhor", depois "confiar nele" e por fim, "e o mais ele fará", apresenta uma sequência lógica, onde cada atitude leva ao ponto que está na ordem correta. como se diz: Uma coisa leva à outra. O cumprimento de cada ação na sua plenitude leva ao próximo passo. A partir daí, as coisas acontecem, as soluções surgem, os problemas se resolvem, enfim, a vida funciona como se estivesse num sistema de engrenagens com funcionamento perfeito. É como se diz no adágio popular que funciona como um relógio suíço. Sinceramente, não posso atestar o ajuste de tal relógio, mas garanto que a ação de Deus dentro do seu sistema de funcionamento é irretocavelmente preciso. Pode confiar, Jesus garante; e nele, quem conhece, confia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015