Pular para o conteúdo principal

Nasceu o Salvador.

Por Sergio Aparecido Alfonso

Texto-base Lucas 2.10 e 11

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis que vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi,vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Alguns pontos desta história são registrados nos versículos anteriores, cujos detalhes não precisamos pormenorizar nesta reflexão. Porém, para fins de contextualização, vamos ver algumas considerações. Os versículos anteriores narram a viagem de José e Maria, marido e mulher, casal escolhido para recepcionar a chegada do filho de Deus, Jesus Cristo. Mais do que recepção, eles foram escolhidos para participar da concepção à criação e educação do filho de Deus. O casal saiu de Nazaré, que fica na Galileia e partiu para Belém, na Judeia, outra província israelita. O objetivo deles era registrar-se, conforme o decreto de Cesar Augusto. Maria já estava grávida, concepção essa do Espírito Santo. Ela e José já sabiam que o nascituro seria o Messias e eles seriam os pais naturais, pais de fato, mas eles não cederam material genético na concepção de Jesus. Quando chegaram na cidade de Belém, os pais terrenos não encontraram lugar nas estalagens e hospedarias. Não significa dizer, como erroneamente se diz, que eles foram rejeitados nos alojamentos, mas é razoável pensar que os locais de pernoite já estavam lotados em função do fluxo de pessoas na cidade, por isso não havia quarto vazio. Tanto é, que houve preocupação quanto ao casal ficar ao relento, sendo-lhes, por isso, oferecido abrigo numa estrebaria. 
Após o registro acima, cumpre finalmente falar de dois dos acontecimentos da noite em que o casal chegou. O primeiro, por óbvio, o nascimento de Jesus. O menino nasceu na estrebaria mesmo. Sua vinda não foi pomposa, pelo contrário, teve um cenário bastante humilde, incluindo o berço improvisado numa manjedoura, que para quem não sabe, trata-se de um recipiente onde se coloca a comida de animais. Grosso modo, um cocho, um comedouro. Tradicionalmente se diz que a manjedoura foi enchida com palhas para se fazer uma acomodação macia para receber Jesus. Mas a bíblia diz que os pais o envolveram em panos e o deitaram na manjedoura, mas não fala nada sobre palha, sendo isso fruto de imaginação. Apesar disso, não se pode negar a humildade dos aposentos que serviram de hospedagem para Jesus e seus pais. Então, concluímos assim o relato do essencial sobre o momento em que Jesus foi dado à luz.
O segundo evento a ser tratado é a notícia dada aos pastores que cuidavam de ovelhas em um pasto próximo ao local de nascimento de Jesus. E é aqui que vamos fazer considerações mais detidas sobre o texto bíblico. No verso 8 de Lucas 2, diz que os pastores estavam na mesma comarca de nascimento do Messias, portanto, sob a mesma jurisdição. Seres humanos condenados à morte eterna por seus pecados, estavam na mesma localidade onde a justiça e o resgate de suas almas nasceu. O texto também informa que era o período noturno, e que os pastores estavam guardando o rebanho nas vigílias da noite. Ou seja, os pastores estavam atentos. 
No verso 9 do mesmo capítulo, consta que a glória do Senhor veio sobre eles, os cercou, e eles ficaram amedrontados. Mas é importante citar que eles estavam despertos, atentos, vigilantes. Portanto, tinham a percepção aguçada, a consciência em plena faculdade podendo assim, estar cientes do que estava se passando. Ao verso 10, os anjos pedem para que eles não fiquem com medo da glória de Deus. Essa glória precedeu o anjo que trazia para eles uma grande notícia, chamada de novas de grande alegria, que não se restringia ao grupo de pastores, mas que era para todo o povo. E no versículo 11, finalmente é dito que na cidade de Davi, que é Belém, nascera o Salvador, que era Cristo, o Senhor. Lembrando que Cristo em grego é Christós e Messias em hebraico é Mashiah. Ambas as palavras significam Ungido. Em vista disso, Jesus foi ungido o Salvador da humanidade.
Detendo-se um pouco mais na palavra Salvador, do grego Soter, chega-se ao significado de libertador, preservador, alguém que salva da destruição ou do perigo. No caso de Jesus como Salvador, trata-se do ungido que veio para salvar a humanidade da  destruição e perigo eternos. Mas de que perigo e destruição estamos nos referindo? Da destruição eterna de nossas almas em função dos nossos pecados. O salvador opera a salvação, obviamente. A primeira vez que a palavra salvação aparece na bíblia é em Gênesis 49.18 "A tua salvação espero, ó Senhor! Salvação do hebraico yasha que tem o significado de libertar, livrar, socorrer, resgatar, preservar, vingar etc. 
Interessante o uso da palavra salvação associada a resgate, libertação e socorro.Foi o caso de Gênesis 14.12 - 17 quando Ló, sobrinho de Abraão foi sequestrado por povos inimigos, sendo levado cativo. Então, o patriarca junta seus servos e vai atrás dos sequestradores e resgata seu sobrinho, devolvendo-lhe a liberdade e tudo o que de material ele possuía. O que Jesus vem fazer é exatamente isso, nos libertar, nos resgatar, nos livrar e nos devolver o que é nosso, a vida. Aliás, Jesus, em hebraico Yeshua quer dizer Iavé salva, ou, Deus salva e Iavé é salvador, ou, Deus é salvador. Em grego, Yesus, traduzindo também é Deus salva, Deus é salvador. Em Mateus 20.28, Jesus falando de si, afirma que veio dar a sua vida em resgate de muitos, ou seja, salvar de uma situação de cativeiro. O cativeiro em questão é o aprisionamento que o pecado nos submete, de onde então, carecíamos ser libertos (Romanos 6.22). E Jesus assim o fez. Ele nos buscou onde estávamos subjugados e aprisionados, e nos deu liberdade e vida.
Diante disso, cabe meditar sobre o significado da notícia de que nasceu um salvador, sendo esta notícia motivo de alegria para todo o povo, ou melhor, para todas as pessoas e não apenas um grupo especificamente. Primeiro - se o Senhor providenciou um salvador, é preciso considerar que havia uma necessidade de libertação. Há pessoas que ainda não se perceberam como alvo da salvação em Jesus. Algumas delas pensam que serão salvas por seus próprios esforços, fazendo boas obras, sendo bons religiosos, dividindo suas coisas com os pobres, se aperfeiçoando em seus conhecimentos e por aí vai. A verdade é que se não fosse necessário um resgatador ele não teria sido enviado. Jesus não precisaria nascer e passar por todos os processos de desenvolvimento a que um ser humano está sujeito. Ele não teria motivo para passar pelas dores, sofrimentos, zombarias, escárnio e morte, se fosse possível uma pessoa se auto-resgatar. Ou teria Jesus algum prazer em sofrer à toa? Segundo - Se nos nasceu um salvador e essa notícia de grande alegria é para todo o povo, logo, ninguém está excluído. Porque todos podemos receber a salvação em Jesus, não sendo ela negada a quem quer seja porque não há uma pessoa que não precise de salvação, bem como, não há uma pessoa pessoa que Jesus não deseje salvar.
Em Romanos 3.23, a bíblia diz: Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Não há uma única pessoa que possa dispensar a salvação que há em Cristo Jesus. Não existe nenhuma pessoa totalmente santa a ponto de a vinda de Jesus ter sido inútil para ela. Se há pessoas que acreditam que seus atos podem conduzi-la à própria salvação, há outras pessoas que por sua vez desprezam a Jesus porque entendem que uma vez morto tudo se acaba, ninguém presta conta de nada, e por isso, salvação é uma invenção sem utilidade para ela. Há ainda aquelas pessoas que como Caim, quando matou Abel,  e posto errante no mundo, pensam que seu pecado é tão grande que não pode ser perdoado (Gênesis 4.13). Essas pessoas têm receio de que Jesus tenha desistido delas. O que não é verdade.
Por outro lado, quando Lucas 2.10 diz que a notícia é boa para todos, não há mais motivos para quem quer que seja continuar a viver sem esperança. Há sim a necessidade de acreditar na salvação que está em Jesus. Efésio 2. 8 e 9 nos informa que a salvação vem pela graça de Deus por meio da fé, como dom gratuito que Deus dá, e também diz que a salvação não é produzida por obra, para que ninguém chegue a se vangloriar. 
Ninguém pode bater no peito e dizer: "Eu conquistei a salvação por meus méritos". Por fim, pense nisso: Se nos nasceu o salvador, é porque precisávamos dele. Nossos esforços seriam inúteis para nossa salvação. Mas também, aqueles que se sentem perdidos, sem esperança e sem luz, ao tomar conhecimento da vinda do Salvador, devem tomar posse da salvação para seu descanso e consolo. Para tanto, é necessário agir como os pastores de ovelhas com quem o anjo falou. Eles estavam despertos, identificaram corretamente a verdade quando ouviram e responderam adequadamente a tamanha honra que estavam recebendo. Hoje vos nasceu o salvador. Você precisa, você pode ter salvação. Alegremo-nos, Jesus Cristo, o Senhor e Salvador, já está entre nós.

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo meu nobre amigo👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio da tua visita ao blog e pela leitura. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Semeador e sua função; A terra e seu potencial

Por Sergio Aparecido Alfonso 1. Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia. 2. Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento. 3. Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. 5. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. 8. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um. 9. E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 10. Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11. Ele lhes

Você sabe o que é "Simonia"?

            Com certeza sabe. Talvez você apenas não tenha ouvido falar desse termo anteriormente. De plano, o que se pode afirmar é que se trata de uma forma de corrupção. Mas, você sabe o que é "toma lá dá cá"? Este segundo é um adágio usado no meio político. É a maneira imoral de alguém conquistar domínio, poder, prestígio, influência, galgar novos postos hierárquicos e destaque, entre outras satisfações de egos, usando para isso a máquina pública.            É também um meio usado por governantes inescrupulosos para garantir a maioria de votos dos parlamentares em seu favor no legislativo para fins de aprovação de projetos de seu interesse. É uma via de mão dupla, onde o governo compra a lealdade do parlamentar com algum tipo de recurso, e o parlamentar compra o recurso com sua lealdade. Isso se dá em forma de distribuição de cargos políticos, de preferência os mais importantes, para garantir o apoio da base de sustentação parlamenta

Roteiro sugerido para evangelização

Por Sergio Aparecido Alfonso Uma das atividades mais nobres da igreja, e ao mesmo tempo mais negligenciada, é  a evangelização. Muitas vezes sobra boa vontade, mas falta preparo, outras vezes ocorre  o contrário. Evangelizar, segundo STILES (2016), é a exposição do evangelho de forma  persuasiva. Ou seja, evangelização é a pregação do evangelho de modo a convencer o  ouvinte, levando-o a tomar uma decisão. Mas o cristão somente conseguirá atingir o  intento de persuadir alguém por meio da pregação do evangelho se estiver impregnado da  Palavra, de modo que pregue com convicção, enfim, demonstrando que realmente  acredita na Palavra de Deus. O pastor e professor John MacArthur (2017), trata a evangelização como um estilo  de vida. No entendimento dele, o cristão vive a atividade de evangelismo como algo que  faz parte de seus hábitos e costumes, faz parte de sua vida é algo como que  paradoxalmente natural para que experimentou o nascimento espiritual. Nesse diapasão  vem Spurgeon (2015